Friday, April 21, 2006

porque e que a dor è possivel no corpo inteiro e a alegria nao?
quando estamos tristes, a trsiteza corroi-nos tudo, come-nos o corpo com os bichos a madeira.
porque è que a alegria nao causa alegria fisica?
porque nos pesam os braços do cansaço mas nao os sentimos ligeiros quando estamos descansados?
sera p descanço apenas a ausencia de cansaço?
nao tera o descanço direito a sintomas seus?
sera a saude apenas a ausencia da doença?

dei por mim a pensar nisto, e a lembrar-me da cadeira de filosofia da doença, em madrid. quando o professor nos explicou que somos necessariamente optimistas porque continuamos a tomar a doença como a excepçao na nossa vida* quando a verdade é que excepcional sao os estados de saude. passamos muito mais de metade da nossa vida com alguma falta de saude e, mesmo assim, continuamos alegremente a acreditar na pouca frequencia da doença.

*ninguem responde "estou saudavel" à pergunta "como estas?" enquanto "estou doente" me soa razoavelmente comum como resposta

5 Comments:

Anonymous Anonymous said...

*descanso

des-canso

não me canso mais.

não tenho o cansaço.

5:36 AM  
Anonymous Anonymous said...

Mas eu tenho sintomas de alegria: fico leve, vejo melhor, oiço melodia, cheiro a vida,a boca sabe-me a chocolate, na minha bochecha chegam rapidas as tuas beijocas.
mae

3:19 PM  
Anonymous Anonymous said...

...alegria nao causa alegria fisica?!?!?!?...

8:31 PM  
Blogger janeca said...

oh mae querida
talvez seja mesmo isso
a minha vida e isso, talvez esteja sempre alegre e por isso seja dificil nao tomar os seus sintomas como regra
como normalidade
como nao sintomas

2:24 PM  
Anonymous Anonymous said...

Best regards from NY! Santa rosa rhinoplasty Tooth whitening tray tooth whitening kit tooth whitening spyware removal electric wheelchairs

2:49 PM  

Post a Comment

<< Home