Wednesday, January 11, 2006

escrevi um mega post no meu computador (feita croma), pus na pen e vim, depois de longos passeios por trento para perceber onde ha internet, a biblioteca...
...onde nao ha entrada usb (nem til nem acentos, mas adiante!)
faço a versao resumida (e com erros ortograficos, scuza!)
a casa. é linda. ja tirei fotografias (tambem estao na pen) mas depois ponho aqui. é mesmo uma casa ma-ra-vi-lho-sa. bem, o espaço é maravilhoso, a casa é normal, limpa, que é o que me basta. entra-se por um patio interior, que é também o recreio da escola primària que hà no r/c. as paredes sao amareladas e... bah! as descriçoes nao valem a pena, as fotografias serao mais uteis! no r/c hà a escola, no primeiro andar somos nos e no segundo andar sao escritorios da camara de trento. é um sitio simpatico, acolhedor, e sobretudo à noite podemos fazer o barulho que quisermos porque somos os unicos là. estou contente.
a nossa casa, nao o edificio em geral. a nossa casa é pequena, e eram dois apartamentos separados. de maneira que para eu ir a cozinha tenho de sair de casa e entrar na outra. num lado da casa (o meu) ha uma casa de banho e o quarto das miudas (a turca e eu), e o quarto dos rapazes (o espanhol e o italiano). ja conto mais pormenores sobre eles... e do outro lado ha uma casa de banho, a cozinha-sala (sim, é o meu destino ter sala e cozinha junto...!) e o quarto dos outros rapazes (o polaco e o portugues).
a turca. chama-se olcay (que se le oljai...estranhos, estes turcos!) tem 26 anos, é arquitecta e, quer-me parecer, um bocadinho mosca morta. (sim, ja sei, sou demasiado rapida com os julgamentos mas sei o que valem e estou pronta a ceder deles mal seja caso disso!) vai trabalhar no centro grafico expressivo, no centro da cidade. partilha quarto contigo (nao gosta de camas perto da janela, de maneira que fiquei eu com esse luxo...hihihihi!), e é simpatica, nao quero que pensem que nao. é so menos energetica que eu...o que, suponho eu!, é bom.
o espanhol. chama-se david, e de barcelona (sofia! caui! barcelona! fala catalao!), tem p'ai 26 tambem e esta ca desde setembro. é a preciosa ajuda de que preciso. passo a vida a perguntar-lhe coisas sobre italiano ou sobre italia e desdobra-se em gentilezas e simpatias. 5 estrelas.
o italiano. chama-se ugo (sem h, sim!), tem p'ai 21, faz serviço civil tambem nos nossos centros. tb nos ajuda com as palavras em italiano (mas nao é o anjo que o manolo era...que até palavras cruzadas inventou para nos!). na noite em que chegamos (a olcay e eu) cozinhou para nos. é puto mas é simpatico. faz rap, e tem um sponsor e tudo (ha mil pratos aqui, simao!)
o polaco. chama-se szymon, estuda micro biologia e interrompeu os estudos um ano para vir p'aqui. ha 4 dias nao falva uma palavra de nenhuma lingua latina portanto isto tudo para ele é uma aventura 30 vezes mais emocionante que para mim. fica exausto a cada dia. passa a vida a querer beber vodka, e achava que as pessoas passavam a vida a dizer "ti amo" na rua, e nao "andiamo", que é o que dizem. adoro a ideia, admito!:)
a federica. O MAXIMO. nao podia ter sonhado com uma pessoa melhor que ela. é um amor, desdobra-se em cuidados, preocupa-se genuinamente connosco e com o nosso bem estar, janta la em casa, convida-nos apra jantar, ajuda-nos em tudo e mais alguma coisa. é uma sorte do caraças, ter uma associaçao de acolhimento com pessoas assim. alias, todas as pessoas com quem estive ate agora, envolvidas nisto, sao fantasticas. bons pressagios, bons pressagios.
o trabalho. ainda so fui uma vez ao centro onde vou trabalhar, e por 10 minutos. amanha e o meu primeiro dia. mas o espaço parece fixe. é o centro giocastudiamo mais antigo, é fora da cidade, e la trabalham 3 italianos que me pareceram simpaticos. o metodo de trabalho aqui, nestes centros, chamas-se "peer education", e um metodo super livre, super maleavel e toda a gente parece mais do que disposta a ajudar e a aprender sobre as diferenças.
trento. é pequeno mas bonito. ha alpes a toda a volta (no segundo dia fomos almoçar no cimo de uma montanha, a ver trento la em baixo...que luxo!) e neve por todas as partes. nao neva p'rai ha uma semana mas continua a haver imensa neve em todo o lado. da janela do meu quarto vejo os alpes, e um luxo. acho que esta paisagem (e a federica ja me avisou) às vezes cansa, e é preciso perceber isso e saber fugir porque, segundo ela, se perde rapidamente a noçao de quao grande (E quao longe!) esta o horizonte!


ui...ja passou imenso tempo, daqui a nada expulsam-me daqui, vou contando mais coisas depois...

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

....era tudo o que precisava saber, nem mais, nem menos.
Dias muito bons heidi baunilha.

5:45 PM  
Anonymous Anonymous said...

Querida Mana Linda Joao do meu coracao
Que boas novas!
Inspira, inspira, inspira!
Abre os olhos, os poros, as narinas, a ca-be-ca
Sabe, sempre, sempre, sempre, sempre, sempre, sempre que: o importante nao e a casa onde moramos mas onde em nos a casa mora, diz o mia couto! Porque assim se esta sempre em casa

Gosto muito de ti

Gija

9:15 PM  

Post a Comment

<< Home