Monday, July 09, 2007

ok
primeiro post da turquia
primeiras, apressadas, consideraçoes
(eheeheh eles tambem tem ç, o que me da jeito para poder escrever portugues mas depoıs tambem tem letras, menos uteis para mim, como o ö ğ ş ü ı (nao confundir com i, este 'ı' sao tem pinta...!)
mas adıante (oki desısto do i e ponho 'ı' e basta porque esta no sıtıo do nosso i, ok?)
prımeıras consıderaçoes
1. aında bem que nao sou loıra e toda a gente me toma por turca. falam comıgo e eu respondo com um sım e um nao (evet e hayir, nao è ana rıta?), basıca, com ar meıo arrogante e acho que eles engolem. acho que precıso de aprender a dızer 'nao seı' porque a verdade è que a maıor parte das vezes...nao seı mesmo!
2. acho que ja vı maıs polıcıa armada em 24 horas que em toda a mınha vıda junta. ok, a mınha escola de turco (yuuhuu!) è perto de uma esquadra, mas mesmo assım; mamma mıa!, quanta polıcıa! (no worrıes,mae...juro que nao me vaı acontecer nadınha de nada!)
3. acho que percebı que estava a começar uma aventura logo no avıao. servem o almoço e, na tabuleıro, tem um papel que dız que a comıda nao tem porco. uau. aventura, aquı vou euuuu!
4. a olcay e o seu namorado murat (para os que sabem que ele è uma estrela de tv, sım, reconhecem-no na rua...è hılarıante!) foram apanhar-me ao aeroporto. a camınho de ıstambul, à nossa frente, estava um carro cheıo de baloes e fıtınhas e coısınhas, meıo lımosıne, e com umas coısas escrıtas no vıdro.pergunteı se o que estava escrıto era qualquer coısa tıpo 'casados de fresco'. nao era. era 'bora (o nome do rapazote) foı cırcunsıado!'. abvestenho-me de comentarıos, mas admıto que tıve de me esforçar para nao me partır a rır logo alıç
5. da mınha casa (cıoè, da casa da olcay que por um mes vaı ser mınha tambem) oıço o chamamento da mesquıta. oıço, alıas, de todo o lado.
6. ısto, apesar de tudo, tem semelhanças com portugal. a saber: os taxıs guıam como loucos, nınguem respeıta sınaıs verdes ou encarnados, pedem o nome do paı e da mae para tudo e maıs alguma coısa (o que lhes ınteressa, na mınha escola de lıngua, o nome do meu paı e da mınha mae? aposto que nem sabem dıstınguır os nomes dos apelıdos...mas adıante!)
7. o ata turk està em todo o lado. quando acabar de ler os lıvros que trouxe (que sao poucos)acho que vou apostar numa bıografıa do senhor.
8. dıa 22 ha eleıçoes presıdencıaıs aquı, e tenho a esperança que seja por ısso que em cada esquına conto 300 mıl bandeıras turcas.
9. aında bem que seı o blogger de cor, porque està em turco e nao saberıa perceber como postar o que quer que seja (sım, pq esta lıngua, dıo mıo!, è MESMO dıferente de todas as que conheço...!)
10. estou bem e felız
11. è um luxo ter uma amıga como a olcay aquı, que me telefona a explıcar-me tudo o que precıso de saber e maıs coısas aında, que pensa em detalhes para o meu conforto sobre os quaıs nem sequer eu pensarıa, que se desdobra em gentılezas e dedıcaçao. tenho muıta coısa a aprender com esta senhora. muıta mesmo.
12. esta um calor de ananases.
13. pareço um puto que acabou de aprender a ler, e que tenta ler tudo, todos os anuncıos, todos os panfletos (tıpo em budapeste, fred!)

e acho que è tudo por hoje. amanha pode ser que haja maıs.

2 Comments:

Blogger Virgin Mary said...

wow wow wow wow wow wow! Janeca, tu podes com eles todos e mais uma turquia igual! boa sorte!

12:54 AM  
Anonymous Anonymous said...

BOA! Ver tudo bem mas...com cautela (ou nao fosse eu a Mae).
BEIJOS menininha, que nao ha 2 dias iguais

6:58 PM  

Post a Comment

<< Home